Projeto Ecobike leva Indaiatuba ao Top 5 nacional em premiação do Governo Federal

Premiação recebeu mais de 500 propostas e 72 iniciativas foram premiadas na etapa final

Indaiatuba conquista a 5ª colocação nacional no Prêmio Bicicleta Brasil com o Projeto Ecobike. Em outubro, o Ecobike já havia recebido o Selo do Programa Bicicleta Brasil, que é promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério das Cidades, com o objetivo de reconhecer e divulgar as boas práticas que incentivam o uso da bicicleta nas cidades com foco na melhoria da mobilidade urbana. Indaiatuba concorreu na categoria Cultura da Bicicleta e obteve 6,92 de pontuação. O anúncio dos vencedores aconteceu na última sexta-feira (14/11), em Belém (PA), durante a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP 30.

O Programa Bicicleta Brasil recebeu mais de 500 inscrições de diversas regiões do país, entre elas 434 projetos foram habilitados, sendo 82 de Prefeituras. A etapa final premiou 72 iniciativas.

O prefeito Dr. Custódio Tavares comemorou a conquista falando da importância de programas que incentivem o transporte alternativo. “Promover o uso da bicicleta como meio de transporte é investir em uma cidade mais saudável, moderna e sustentável. Quando incentivamos a mobilidade por bicicleta, estamos reduzindo o trânsito, diminuindo a emissão de poluentes e oferecendo uma alternativa acessível para que as pessoas se desloquem com mais qualidade de vida. Por isso, seguimos ampliando ciclovias, melhorando a sinalização e criando ambientes mais seguros para quem pedala. Ser reconhecido por isso é muito bom. Parabéns à equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que tem administrado esse Projeto Ecobike com tanto empenho”, destacou.

Na categoria Cultura da Bicicleta foram avaliados programas de ciclomobilidade corporativa no poder público, com iniciativas de apoio ou incentivo ao uso da bicicleta voltadas aos trabalhadores, ações que estimulam a utilização da bicicleta em atividades laborais e de qualidade de vida no trabalho e facilitação do uso da bicicleta para deslocamentos motivados pelo trabalho.

O Programa Bicicleta Brasil foi criado em 2018 e recebe inscrições de todas as cidades com mais de 20 mil habitantes que tenham projetos que incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte. Podem participar e concorrer iniciativas do setor público e do privado.

Com o programa, o Governo Federal busca incentivar a criação de uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários como modalidade de deslocamento eficiente e saudável; o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria do sistema de mobilidade cicloviária, a inclusão dos sistemas cicloviários nas ações de planejamento espacial e territorial, e a redução dos índices de emissão de poluentes.

Projeto Ecobike

Lançado em 2012, o Projeto Ecobike é uma iniciativa da Prefeitura de Indaiatuba que promove a mobilidade urbana sustentável e incentiva hábitos de vida mais saudáveis por meio do empréstimo gratuito de bicicletas à população.

Atualmente, o sistema conta com cinco estações distribuídas estrategicamente pela cidade na Avenida João Pioli, na Praça do Cato, na Praça Dom Pedro II, sede da Guarda Civil e na Prefeitura Municipal, oferecendo mais de 100 bicicletas, das quais 10 são equipadas com cadeirinhas para o transporte de crianças com segurança.

Para utilizar as bicicletas, é necessário realizar um cadastro e após essa etapa, o cidadão pode retirar a bicicleta em qualquer estação e devolvê-la em outra, com um tempo máximo de uso de quatro horas contínuas.

Ao estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, o projeto contribui diretamente para a redução de veículos nas ruas, diminuição da emissão de gases poluentes e melhora na qualidade de vida da população. Além disso, incentiva a prática de atividades físicas e a valorização dos espaços públicos.

FICARAM SABENDO DESSA?

Apresentação única no CIAEI revive sucessos de ABBA e Bee Gees no dia 20 de março

Tributo a ABBA e Bee Gees chega a Indaiatuba com espetáculo único no CIAEI Indaiatuba recebe...

Chegada de frente fria traz previsão de temporais em Indaiatuba a partir de sábado (7)

A chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo deve mudar o padrão...

Carnaval em Indaiatuba terá samba, blocos e marchinhas de 8 a 17 de fevereiro

Prefeitura divulga programação oficial do Carnaval Indaiá Folia 2026 em Indaiatuba Os eventos serão gratuitos e...

Topázio participa da Semana do Cinema com preços promocionais entre 5 e 11 de fevereiro

Semana do Cinema oferece ingressos a partir de R$ 10 no Topázio Cinemas A 8ª edição...

“O Primata”, “Socorro!” e “Song Sung Blue”, são destaques da semana no Topázio

Topázio Cinemas divulga programação de 29 de janeiro a 4 de fevereiro em Indaiatuba O Topázio...

Sorriso Maroto e Menos é Mais se apresentam em festival de pagode em Sorocaba

Os grupos Sorriso Maroto e Menos é Mais vão se apresentar em um festival de...

Grupo 4 Amigos apresenta novo show de stand-up em Indaiatuba no dia 14 de abril

Grupo de comédia 4 Amigos apresenta espetáculo inédito em Indaiatuba O grupo de stand-up comedy 4...

Eduardo Costa se apresenta no dia 24 de maio no 11º Almoço Sertanejo da Família Pindukas em Indaiatuba

Eduardo Costa se apresenta no 11º Almoço Sertanejo da Família Pindukas em Indaiatuba O cantor Eduardo...

IPTU 2026 em Indaiatuba tem reajuste de 3,78%; carnês começam a chegar em fevereiro

Envio eletrônico será realizado a partir de 27/1; pelo Correio, as postagens ocorrerão entre 2...