Projeto da ONG Quanta Cultura visa despertar o interesse pela leitura nas crianças
Criada para fomentar e difundir o segmento literário, estimulando a formação de público em Indaiatuba e região, a Semana Literária 2024 acontece entre os dias 19 a 27 de outubro com promoção da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A novidade desta edição é a realização do Fabuloso Festival de Histórias nos dias 19 e 20, no Casarão Cultural Pau Preto, um mergulho no mundo das histórias infantis, desenvolvido para estreitar a relação da criança com os livros.
O festival é produzido pela ONG Quanta Cultura, e foi contemplado pelo ProAC 42/2023 – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Trata-se de um mergulho no mundo da literatura e das histórias infantis, como forma de construir importantes espaços de encontro e formação de famílias leitoras, despertar o interesse pela literatura e estreitar a relação da criança com os livros.
Em cada dia de programação, o Fabuloso Festival de Histórias traz diversos espetáculos em que seremos acompanhados por contadores de histórias ou bonecos que apresentarão universos mágicos e repletos de histórias que nos farão viajar o mundo, embarcar em aventuras e aprender novas culturas.
Além do festival, em seus dois primeiros dias a Semana Literária 2024 em Indaiatuba contará ainda com Encontro de Escritores, Feira de Troca de Livros e Varal de Poemas e a realização da Oficina de Carimbos e Piquenique Literário. A entrada é franca.
Confira abaixo a programação para os dias 19 e 20 de outubro. A lista completa de atrações estará disponível em breve no portal Cultura Online (https://cultura.indaiatuba.sp.gov.br). As atrações são gratuitas e toda a família está convidada.
Quem somos
A Quanta Cultura é uma organização sem fins lucrativos focada na criação de memórias que acolhem todos os tipos de famílias. Seu ideal é proporcionar momentos transformadores e inesquecíveis, de preferência ao ar livre e em meio à natureza.
Busca promover atividades que valorizem a formação de vínculos, a troca de saberes, a liberdade de experimentação artística e o contato com o conhecimento ancestral e popular, em diferentes áreas como literatura, música, educação, artes visuais, audiovisual e festivais.
Sábado, 19 de outubro
10h às 16h
– Feira de Troca de Livros
– Encontro de Escritores
– Oficina de Carimbos: atividade de livre criação de palavras e textos em experimentação com carimbos de letras de diferentes tamanhos.
– Varal de Poemas: instalação composta por poemas e palavras bordados para inspirar a relação com a leitura através da criação artesanal.
– Piquenique Literário: espaço lúdico e aconchegante onde as mediadoras convidarão o público a conhecer e desfrutar dos livros, com a curadoria da educadora social e atelierista Amanda Grispino.
11 horas
O Sol, a Lua e a Dona Água, com Ateliera Teatro em Manufatura
Uma história sul-africana que conta o surgimento dos oceanos no planeta Terra, tendo como protagonistas o Sol e Lua, que juntos elaboram um plano para receber a água no planeta. Contada com bonecos manipuláveis e muita música.
13h30
Esse Tal de Curupira, com Grupo Manuí
Inspirado no conto Curupira e Tampinha, de Angela Lago, a história passeia pelos personagens que habitam o imaginário dos povos indígenas há milhares de anos. De mãos dadas com uma pequena gigante menina vamos embarcar em uma aventura cheia de surpresas.
15 horas
“Quando Crescer, Quero Ser Avião, com Grupo Cundê
No patrimônio de Pedra Lisa, na Vila das Andorinhas, existia mais crianças do que adultos. Porém, os adultos que tinham, bastavam para botar minhoca e caraminhola na cabeça de uma criança: Matias, um menino que conseguia viajar o mundo todo em uma hora e voltar a tempo para o jantar.
Domingo, 20 de outubro
10h às 16h
– Feira de Troca de Livros
– Encontro de Escritores
– Oficina de Carimbos
– Varal de Poemas
– Piquenique Literário
11 horas
A Serpente Delgadina, com Ateliera Teatro em Manufatura
Contada com bonecos e musicada com a rabeca, essa história é livremente adaptada do livro A Flor de Lirolai e Outros Cantos da América Latina. Bem-humorada e cheia de magia, traz a narrativa típica das histórias tradicionais da Colômbia.
13h30
Viajando com Poesia, com Viajantes Contações de Histórias
Inspiradas nas poesias do livro Ou Isto, Ou Aquilo, de Cecilia Meireles, a trupe une a linguagem musical à arte milenar de contar histórias. Viajando com Poesia é um espetáculo interativo, onde as poesias vão surgindo de dentro de uma mala mágica, através de objetos, sons e cheiros que despertam a imaginação e o encantamento do público presente.
15 horas
Cantos e Contos dos Pássaros do Brasil, com Cria Cantos e Contos
O espetáculo propõe uma interlocução de narrativas cantadas e contadas sobre nossa gente e alguns pássaros. A voz trazida por uma menina que discorre sobre os saberes ancestrais de sua avó tece um diálogo sensível com as canções inéditas e versões de músicas conhecidas ao redor do mundo. São histórias dentro de outras histórias narradas e cantadas com a participação de crianças e da força que nelas habita.
Fabuloso Festival de Histórias
Dias: 19 e 20 de outubro
Horário: 10h às 16h
Local: Casarão Cultural Pau Preto
Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro – Indaiatuba (SP)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre