Imunização exige duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da vacinação contra a Dengue para adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante, que protege contra todos os sorotipos do vírus (1, 2, 3 e 4), está disponível em todas as 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Além disso, para facilitar o acesso à vacinação, a sala de vacina da UBS 1, localizada no Hospital Dia, também funciona aos sábados e domingos.
Esquema Vacinal
A vacina contra a Dengue é aplicada em duas doses, com um intervalo de 90 dias entre cada aplicação. A proteção só é considerada eficaz após a conclusão do esquema vacinal completo.
Indaiatuba conta atualmente com 15.348 adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. Desses, 42,34% já tomaram a primeira dose, mas apenas 16,64% retornaram para receber a segunda.
A diretora da Vigilância em Saúde, Renata Marciano, alerta para a baixa adesão:
“A nossa meta é atingir 90% para o esquema completo da vacina, mas os números atuais estão bem longe deste objetivo. Este percentual é muito preocupante, pois a vacina é uma das principais estratégias para reduzir a incidência da Dengue, que é uma doença grave e coloca vidas em risco. A segunda dose é essencial para consolidar a proteção contra a Dengue, sem ela, a vacina perde grande parte de sua eficácia, e o risco de contrair a doença permanece”.
Documentos Necessários
Para receber a vacina, é necessário apresentar:
Carteirinha de vacinação;
CPF ou Cartão SUS.
Procure a UBS mais próxima da sua residência e garanta a proteção contra a Dengue!