A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou nesta sexta-feira (28/3) a quarta morte por Dengue na cidade. A vítima foi um homem de 77 anos, que tinha histórico de diabetes e problemas cardíacos. Além disso, o município registra 4.319 casos confirmados de Dengue e 934 aguardando resultado. Também estão em análise 4 casos de Chikungunya e 1 de Zika.
De acordo com o boletim epidemiológico, as atualizações sobre os casos são divulgadas diariamente de segunda a sexta-feira, no período da tarde, no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais.
Sintomas de Dengue
Os principais sintomas da Dengue incluem:
-
Febre
-
Dores de cabeça e no corpo
-
Dor atrás dos olhos
-
Dores nas articulações
É essencial que os casos suspeitos de Dengue sigam as orientações médicas e realizem acompanhamento conforme a prescrição, além de manter a hidratação adequada e usar medicamentos somente com orientação médica.
Atendimento para casos suspeitos de Dengue
-
Ferramenta Dengue: Serviço online para acolhimento de moradores com sintomas. Disponível na plataforma Minha Indaiatuba.
-
Telemedicina: Atendimento online para moradores com mais de 18 anos, de segunda a domingo, das 8h às 20h, através da plataforma Minha Indaiatuba.
-
UBSs: As Unidades Básicas de Saúde Cecap, Campo Bonito, Jardim Pioli, Parque Indaiá, Jardim Califórnia e UBS 7 (Morada do Sol) estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, para suspeita ou acompanhamento da Dengue.
-
Hospital Dia: Atendimento para adultos com sintomas de Dengue de segunda a sexta, das 17h às 23h, e aos fins de semana, das 7h às 23h.
-
UPA-24h: Atendimento para urgência e emergência.
-
HUB da Dengue: Telemonitoramento para pacientes com suspeita de Dengue, para orientações e identificação precoce de complicações.
Ações de Controle e Combate ao Aedes aegypti
O Centro de Operações Contra a Dengue segue com ações contínuas de controle do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. As ações incluem:
-
Ovitrampas: Armadilhas para monitoramento de ovos de mosquitos.
-
EDL (Estação Disseminadora de Larvicidas): Armadilhas impregnadas com larvicida para exterminar as larvas do mosquito.
-
Aplicação de larvicida veicular: Utilização de veículos para dispersar larvicida em áreas de difícil acesso.
-
Nebulização UBV veicular: Aplicação de inseticida nas áreas com maior transmissão do vírus.
-
Armadilhas de mosquitos adultos: Para captura de mosquitos e análise de controle de qualidade.
-
Painel de eliminação de mosquitos (PEMosqu): Painéis impregnados com inseticida para eliminar mosquitos adultos.
Além disso, é realizada a atividade de casa a casa, com visitas domiciliares para orientação e inspeção de criadouros, e a atividade de densidade larvária (ADL), que serve para avaliar os índices de infestação e direcionar ações de controle.
Legislação Municipal
A Prefeitura de Indaiatuba também aplica a Lei nº 7249/2019, que permite notificações e multas para proprietários que se recusam a permitir inspeções em suas propriedades, onde são encontrados focos de criadouros do mosquito.
Monitoramento de Vírus
A cidade realiza o monitoramento da circulação viral, incluindo Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, por meio da técnica de aspiração de mosquitos, em áreas de maior risco.
A Prefeitura reforça a importância de a população eliminar focos de mosquitos em seus imóveis e seguir as orientações das autoridades sanitárias.
Mais informações podem ser acessadas pelo site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br) ou pelas redes sociais da Prefeitura: Instagram (@prefaindaiatuba) e Facebook (Prefeitura de Indaiatuba).