Evento acontece durante o mês inteiro de maio com atrações em vários locais da cidade
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia as atrações da 32ª edição do Maio Musical, que acontecerá de 1º até 26 maio. A abertura será com o show de Rodrigo Teaser “Tributo ao Michael Jackson”. Ao todo, se apresentarão 52 atrações ao longo do mês com o total de 455 músicos, somando as atrações locais, convidados e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
A novidade é que a edição 2024 vai ter inicio com o Abril Para o Jazz para que o público entre no clima do Maio Musical. Nos dias 19 a 20 de abril às 19h30 e no dia 21 de abril às 20h, o Ciaei contará com as respectivas apresentações: Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto, Tato Mahfuz e Big Band CMVL com o convidado Hudson Nogueira.
Neste ano, como no anterior, acontece uma programação especial no Topázio Cinemas com quatro sessões de cinema com filmes voltados à temática musical. Os filmes serão exibidos às quintas-feiras nos dias 02, 09, 16 e 23 às 19h com reapresentação aos sábados nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio às 14h, no Shopping Jaraguá. Os ingressos serão trocados por um livro (troca solidária). Os livros devem estar em perfeito estado, não devendo ser didáticos ou religiosos e futuramente farão parte do acervo da biblioteca municipal.
“O Maio Musical é um evento que está em sua 32ª edição e a cada ano vem ganhando mais destaque pelas atrações trazidas para o município. Tem também o objetivo de alavancar os artistas locais. É um modo de impulsionar a economia local através do comércio, hotéis e incentivar o turismo, bem como, fomentar a cultura na cidade” destaca o prefeito Nilson Gaspar. “Neste ano tivemos mais de 81 projetos inscritos, um aumento de 15,71% comparado com 2023 que obteve 70 inscrições, por meio do Edital de Chamamento para Artistas Locais. Foi um número muito significativo e mostra a importância deste evento para a classe artística”, finaliza.
“Foram 30 projetos contemplados através do edital de chamamento público municipal que contemplou mais de dez vertentes musicais como: Erudito, MPB, Samba, Sertanejo, Trap, Rap e Blues. O nosso objetivo é mostrar e incentivar o trabalho dos artistas do município”, pontua a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.
Também integra a programação do Maio Musical a Semana Nabor Pires Camargo, evento instituído por Lei Municipal visando a preservação da memória do músico Indaiatubano Nabor Pires Camargo que acontecerá entre os dias 19 e 25 de maio. Além disso, o Núcleo Nabor Pires Camargo promoverá duas Rodas de Choro, nos dias 19 e 21 de maio, no bosque do Casarão Pau Preto. Para participar, basta levar seu instrumento.
Em 2024, as apresentações acontecem no mesmo modelo que o último Maio Musical com atrações no Parque Ecológico, em palco montado na alça de acesso em frente ao Paço Municipal, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI), Casarão Pau Preto e no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). A entrada é franca. Para os eventos realizados no CIAEI, a distribuição de ingressos acontecerá por ordem de chegada.
Abril Para o Jazz ( esquenta Maio Musical)
19 de abril
19h30 – Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto
20 de abril
19h30 – Tato Mahfuz
21 de abril
Big Band CMVL convida Hudson Nogueira.
Confira a programação do 32º Maio Musical:
1º de maio, no Parque Ecológico
18h – Skive Rock
19h30 – Rodrigo Teaser “Tributo ao Michael Jackson”
3 de maio, no Parque Ecológico
19h – Banda Acoustic 4
20h30 – Incêndio
4 de maio, no Parque Ecológico
17h – Mashmellow
18h – OJÃO e Banda
19h – A2 Rock
20h30 – La Plata convida o baixista Heitor Gomes “Tributo ao Charlie Brown Jr”
5 de maio, no Parque Ecológico
18h – Classic Roxx
19h30 – Angra
8 de maio, no Ciaei
19h30 – Geilson Santos
20h30 – Ana Paula Moretti – Flor de Alma Duo
9 de maio, no CIAEI
19h30 – Banda Sinfônica do Exército
10 de maio, no Parque Ecológico
19h – Forró do Seu Pedro
20h30 – Fórmula 2
10 de maio, no Casarão Pau Preto
20h – Ana Malta e Oscar Aldama Duo – Rente América
11 de maio, no Parque Ecológico
16h – Cesinha e Banda
17h30 – Serjão e Banda Nó na Madeira
19h – Projeto Acontece – Samba de todos os tempos
20h30 – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba com Casa Caiada
12 de maio, no Parque Ecológico
14h às 18h – Samba na Figueira
18h – Grupo Four Samba
19h30 – Corporação Musical Villa Lobos com Dudu Nobre
16 de maio, no Ciaei
20h – João Carlos Martins
17 de maio, no Parque Ecológico
19h – Cizara
20h – Juninho Andrade Trio
21h – Evi Goffin (ex- vocalista do grupo Lasgo)
17 de maio, no Ciaei
19h30 – Arthur Raymundo e Laura
20h30 – Bananeira Grupo convida Lucy Campos
18 de maio, no Ciaei
16h – Camerata Sesi Indaiatuba
18 de maio, no Parque Ecológico
18h – Tavinho Rezende Blues Band
19h – Presidentes de Brasília
20h – Anderson Xavier e DJ Oitomão
21h – No Small Talks (NST)
18 de maio, no Piano
19h – Grupos Musicais Guri
19 de maio, no Casarão Pau Preto
10h – Roda de Choro NMNPC – Semana Nabor
19 de maio, no Parque Ecológico
18h – Sync2 – Tributo Pitty
19h30 – Zeeba
21 de maio, no Casarão Pau Preto
20h – Grupo de Choro de Tatuí
22 de maio, no Casarão Pau Preto
20h – André Siqueira – Da outra Margem ProAC
23 de maio, no Casarão Pau Preto
19h – Lançamento da Galeria a Céu Aberto
23 de maio, no Casarão Pau Preto
19h30 – Quarteto Vê Se Gostas
24 de maio, no Parque Ecológico
19h30 – Camerata Filarmônica de Indaiatuba com Rosa de Saron
24 de maio, no Ciaei
19h30 – Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas – De Sol à Sol – ProAC
25 de maio, no Parque Ecológico
16h – Orquestra de Viola Caipira de Indaiatuba
17h – Nathan Alves
18h – Mauricio e Mauri
19h30 – Renan Teixeira
20h30 – Kelvin Araújo
25 de maio, no Casarão Pau Preto
16h – Brincando de música com o Koringa
20h – Vem Vindo
26 de maio, no Casarão Pau Preto
10h – Roda de Choro Convida Regional da Vila – ProAC
26 de maio, no Parque Ecológico
18h – Gambia Rock
19h – Di Ferrero
Programação – Topázio Cinemas
Local: Shopping Jaraguá Indaiatuba
Entrada: Troca por um livro
2 de maio, às 19h e 4 de maio, às 14h
Bob Marley: One Love
É um filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que conta a história de Robert Nesta Marley OM, mais conhecido como Bob Marley, grande ícone do reggae. O filme relembra os importantes feitos do cantor para seu país, assim como as dificuldades que sua família e conhecidos passaram. Bob Marley (Kingsley Ben-Adir) ficou conhecido por sua pregação pela paz, do amor e da fé rastafari. Com o reggae, ultrapassou fronteiras e o sucesso foi imenso. Mas mesmo famoso, a violência em seu país era uma realidade e chega até Marley e sua esposa (Lashana Lynch). Após um atentado, eles saem do país, mas no ano seguinte o cantor icônico decide voltar, pelo povo, para a Jamaica.
9 de maio, às 19h e 11de maio, às 14h
Lupicínio Rodrigues – Confissões de um sofredor
O documentário celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investigando a contribuição musical e o contexto histórico desse compositor nascido no Rio Grande do Sul e autor de sucessos que ultrapassam gerações.
16 de maio, às 19h e 18 de maio, às 14h
Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina
Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina é um documentário dirigido por Ana Rieper que trata sobre o grupo de artistas responsáveis pela criação dos álbuns Clube da Esquina 1 e 2, considerado por críticos como umas das melhores obras de todos os tempos. O longa mostra o processo criativo dos músicos: Lô Borges – na época com 16 anos – Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva e Wagner Tiso. Mergulhando na musicalidade e processo criativo desses artistas excepcionais, incluindo lugares, pessoas e outras referências que influenciaram a criação das canções.
23 de maio, às 19h e 25 de maio, às 14h
Mamonas Assassinas- O filme
Acompanha a trajetória de Dinho (Ruy Brissac), Júlio (Robson Lima), Bento (Alberto Hinoto), Sérgio (Rhener Freitas) e Samuel (Adriano Tunes) que, juntos, formaram um dos grupos mais inesperados e inicialmente desacreditados pelo grande público, os Mamonas Assassinas. Provando-se um sucesso estrondoso em um curtíssimo espaço de tempo, o quinteto precisou de muitas tentativas frustradas para conseguir mostrar que podia ser a próxima grande banda do Brasil.