A chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo deve mudar o padrão do tempo entre esta sexta-feira (6) e domingo (8), trazendo chuva intensa, risco de temporais e queda nas temperaturas. O sistema meteorológico também afeta outros estados das regiões Sul e Sudeste, segundo previsões de institutos de meteorologia.
No estado de São Paulo, os primeiros efeitos da frente fria começam a ser sentidos a partir da tarde de sábado (7). De acordo com a Climatempo, a combinação entre calor, alta umidade e a aproximação do sistema frontal favorece a ocorrência de pancadas de chuva moderadas a fortes, especialmente durante a tarde e a noite.
Na região de Campinas, que inclui Indaiatuba, o alerta é para chuvas intensas até sábado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo potencial para a área, com previsão de volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar a 60 km/h.
Em Indaiatuba, a previsão indica possibilidade de temporais localizados, com risco de rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos em pontos isolados, principalmente nos períodos de maior instabilidade.
Frente fria avança pelo Sudeste
Além de São Paulo, a frente fria avança pelo Sudeste e deve alcançar o Rio de Janeiro no domingo (8), onde também há previsão de chuva intensa. Áreas do centro, sul e oeste de Minas Gerais devem registrar instabilidade ao longo do fim de semana.
Segundo os meteorologistas, o solo já encharcado em algumas regiões aumenta o risco de transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra. A recomendação é que a população acompanhe os avisos da Defesa Civil e evite áreas de risco durante os períodos de chuva mais intensa.










