Prefeitura anuncia 11 novos ‘radares’ eletrônicos na área urbana em convênio com Detran

Equipamentos redutores de velocidade serão instalados em 11 pontos distribuídos por seis vias

O Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas informa que seis novos trechos de vias do perímetro urbano do município receberão equipamentos eletrônicos de monitoramento de velocidade. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (19/02) na rua Martinho Lutero. As lombadas eletrônicas, como são popularmente conhecidas, também serão instaladas nas avenidas João Ambiel, Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita, Francisco de Paula Leite e Cel. Antônio Estanislau do Amaral, além da Rua dos Indaiás. A implantação dos equipamentos faz parte do convênio firmado com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) no valor de R$ 1.942.324,25, por meio do Programa Respeito à Vida.

Conforme consta no contrato, na Martinho Lutero serão dois pontos de monitoramento, nos dois sentidos, na altura do número 292. A avenida João Ambiel também terá lombadas eletrônicas nos dois sentidos, instaladas à aproximadamente 70 metros de distância da rotatória com a rua Christiano Seleguin. Outras duas lombadas atenderão a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, sentido centro-bairro, na altura no número 4176.

Na Rua dos Indaiás, o equipamento ficará no sentido bairro-centro, na altura do número 21; na avenida Francisco de Paula Leite, sentido bairro-centro, na altura do número 267; e na avenida Cel. Antônio Estanislau do Amaral, o equipamento ficará no sentido bairro-centro, altura do número 211.

O contrato com o Detran também incluiu a implantação de sinalização horizontal e vertical, serviço que já foi executado na avenida Presidente Kennedy, ruas Almirante Tamandaré, Pedro Gonçalves, Candelária,  Quinze de Novembro, Pedro de Toledo, Nove de Julho, Treze de Maio e Cinco de Julho. A última etapa do contrato será a instalação de semáforos em cruzamentos da cidade que devem ser definidos nas próximas semanas.

A implantação dos dispositivos eletrônicos de monitoramento de velocidade está em conformidade com a Resolução 798/2020 Contran, para atender pontos onde há riscos de acidentes de trânsito, baseando-se nos estudos técnicos elaborados pelo Programa Respeito à Vida, em função dos registros realizados pelo Governo de Estado por intermédio do Infosiga-SP e do Infomapa-SP.

O Respeito à Vida é um programa coordenado pelo Detran-SP que realiza obras para melhoria do sistema viário dos municípios. Em 2023, cerca de R$ 280 milhões oriundos das multas de trânsito foram investidos em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização nas cidades paulistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais Popular