Motoristas que utilizam as rodovias concedidas do Estado de São Paulo terão reajuste nas tarifas de pedágio a partir da próxima quarta-feira (1º). O aumento anual de 4,91% foi homologado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e será aplicado nas concessionárias que administram as rodovias estaduais.
Na Rodovia Santos Dumont (SP-075), em Indaiatuba, a tarifa para veículos de passeio passará de R$ 19,40 para R$ 20,30, mantendo a praça entre as mais caras do país. Com o novo valor, o pedágio ocupa a 10ª posição no ranking nacional das maiores tarifas para automóveis.
No Sistema Anchieta-Imigrantes, administrado pela Ecovias Imigrantes, as praças da Imigrantes e da Anchieta seguem como as mais caras do Brasil, com tarifa de R$ 40,60 para veículos de passeio.
A concessionária também informou que o sistema de pedágio eletrônico Free Flow não será implantado em 1º de julho, como estava previsto. Segundo a empresa, a operação foi adiada devido à continuidade dos testes e do processo de homologação. Ainda não há uma nova data para o início do sistema.
Quando entrar em funcionamento, o Free Flow substituirá as atuais cabines de pedágio por pórticos eletrônicos capazes de identificar automaticamente os veículos em movimento, eliminando a necessidade de parada para pagamento. As estruturas físicas das praças serão desativadas, mas permanecerão instaladas.
Outra mudança prevista é a divisão da cobrança entre os dois sentidos da viagem. Atualmente, no Sistema Anchieta-Imigrantes, a tarifa é paga apenas por quem desce a serra em direção ao litoral. Com o novo modelo, metade do valor será cobrada na descida e a outra metade na subida para a capital.
Na região de Sorocaba, os reajustes já estão em vigor desde março. As concessionárias Ecovias Raposo-Castelo e CCR Rota Sorocabana aplicaram aumento de 4,44%, conforme a variação do IPCA acumulado entre fevereiro de 2025 e janeiro de 2026.











